Mercado do turismo de saúde deverá crescer a 12% em 2022

Mercado do turismo de saúde deverá crescer a 12% em 2022

De acordo com um novo estudo da Future Market Insights (FMI), o mercado do turismo de saúde deverá crescer a 12% CAGR (*) em 2022. Enquanto os esforços de saúde se mantiveram centrados na gestão da crise COVID-19, invertendo as projecções de crescimento até 2020, com a situação a estabilizar neste momento, o tratamento de doenças potencialmente fatais e doenças crónicas começou a sua retoma a partir de 2021.

Entre 2020 e 2030, prevê-se que o mercado irá crescer em média cerca 12,3% CAGR, uma vez que o número de turistas da área da saúde deverá aumentar em média 11% durante o mesmo período. Factores como o aumento dos custos dos cuidados de saúde no Ocidente, o aumento da incidência de doenças crónicas, e o aumento da procura de vários procedimentos cosméticos têm resultado num apreciável aumento do turismo de saúde.

A disponibilidade de opções de tratamento mais baratas no estrangeiro, sem comprometer os padrões de qualidade geral dos serviços de saúde, constitui o principal motor do turismo de saúde nos destinos do Oriente. Este domínio contribui significativamente para a geração de receitas nas economias em desenvolvimento, o que tem motivado os auxílios governamentais que esta actividade tem recebido.

Para além destes vários mecanismos de apoio governamentais e não governamentais, estão a contribuir igualmente para o crescimento da procura, as campanhas de incentivo ao turismo de saúde. Os seus esforços são indicativos das oportunidades existentes nos destinos. Por exemplo, a Autoridade de Turismo da Tailândia lançou uma campanha online muito eficaz já há alguns anos para consolidar a posição do país no panorama global do turismo de saúde. Paralelamente, várias campanhas estão a ser lançadas na Índia para promover o yoga e centros espirituais deste país.

Considerações chave:

- Espera-se que os EUA liderem em termos de despesas em viagens de saúde, no entanto, nos próximos anos, e prevê-se que as despesas da China também aumentem consideravelmente;

- Entre os serviços oferecidos no âmbito do turismo de saúde, os serviços terapêuticos são muito procurados. Os serviços de bem-estar também estão a ganhar força à medida que um número crescente de turistas procura a meditação e retiros de bem-estar;

- As reservas por telefone e online continuarão a ser os meios de reserva e aquisição de serviços preferidos no turismo de saúde;

- O turismo de saúde é frequentemente procurado para tratamentos oncológicos e cardiovasculares. Por outro lado, os cosméticos e os procedimentos bariátricos são muito populares entre os turistas da área da medicina.

Turismo de Saúde mostra resiliência durante a COVID-19

Embora o surto sem precedentes da COVID-19 possa ter causado perturbações significativas, a recuperação está em curso, graças à pronta resposta dos governos de todo o mundo. A resposta da Tailândia à pandemia, por exemplo, recebeu elogios das Nações Unidas, da Organização Mundial da Saúde, e de outros peritos em todo o mundo. Entre 184 países referenciados a Tailândia foi classificada entre os cinco primeiros países, no que diz respeito à eficácia no combate ao vírus.

De acordo com o Conselho de Investimento da Tailândia, mais de 50 candidaturas a investimentos, no valor de mais de 400 milhões de dólares, foram apresentadas durante o primeiro semestre de 2020 para introduzir uma série de medidas inovadoras, acelerando o investimento no sector médico. Medidas pró-activas tomadas por organizações governamentais e não governamentais permitirão que o mercado do turismo de saúde desenvolva as suas actividades, apesar das perdas sofridas durante a COVID-19.

Quem está a ganhar?

O mercado do turismo de saúde está a expandir-se a um ritmo acelerado. As empresas de primeiro nível tais como a AsklepiosKlinikenGmbH, Bangkok DusitMedical Services, Fortis Healthcare Limited, Apollo Healthcare, BumrugrandInternational Hospitals, ChristusMughuerza, e outras contribuem neste momento com 6% a 17% das receitas geradas por este mercado.

No entanto, as empresas de 2º nível que operam neste mercado, onde se incluem a Asian Heart Institute, Prince Court Medical Center, ShouldiceHospital, Gleneagles Hospital, ClemenceuMedical Centre, AnadoluMedical Centre, entre outras, apesar de terem um nível inferior, são aquelas que são responsáveis pela maior parte das receitas deste mercado global.

 

(*) CAGR (Compound Annual Growth Rate), ou taxa de crescimento anual composta, é a taxa de retorno necessária para um investimento crescer desde o seu saldo inicial até ao seu saldo final. Dessa forma, o CAGR é considerado um dos principais indicadores para analisar a viabilidade de um investimento.

Fonte: Future Market Insights (FMI) (2022)

01 Setembro 2022